quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Oneomania - A Doença do Consumismo

Oi gente.

Bom, eu sei que meu blog não é para notícias de consumismo, mas preciso falar sobre essa doença: Oneomania - A Doença do Consumismo.

Minha mãe possuía essa doença, mas hoje ela está totalmente curada. Vou contar um pouco mais sobre essa doença.


Muitas pessoas compram somente para obter status, para demonstrar seu poder de compra ou superioridade. Há também aquelas que compram por necessidade, ou até mesmo por modismo. O problema surge quando há a necessidade de comprar, a obsessão pela compra. Essas pessoas são os chamados consumidores compulsivos e formam 3% da população brasileira.

Segundo o psicólogo Daniel Fuentes, a maioria dessas pessoas é composta por mulheres, mas todas possuem temperamento forte, são ágeis, dinâmicas, inquietas, perfeccionistas, possuem uma desenvoltura social e cultural maior, são imediatistas e muito inteligentes. É quase como os compulsivos por jogos, que possuem uma fixação ainda maior que a fixação do viciado pela cocaína.
A dificuldade de se sair dessa doença é imensa, e precisa ser tratada, às vezes, até com antidepressivos, já que a força de vontade não adianta sozinha – assim como todos os vícios. Acredito que o mundo consumista em que vivemos já passou da fase das necessidades e dos modismos, e agora encontramo-nos quase todos doentes por compras. Basta fazer uma pergunta: quanto tempo você agüentou sem comprar um celular novo, levando em conta que o seu, mesmo com três ou quatro anos de uso, ainda funcionava bem?

Sinais da Compulsão

 

Peguei essa noticia em vários lugares, mas o principal foi o blog da Noticiência.


Então, parou para pensar, como é difícil a vida dessas pessoas, e nós nem sabemos?
Um exemplo é o caso da delegada de Salve Jorge, a Helô, ela sofre com essa doença.
E agora para terminar, você que sofre com essa doença, faça-lhe três perguntas antes de comprar alguma coisa.

1ª Eu preciso disso?

2ª Eu preciso para agora?

3ª Eu tenho dinheiro?

Visualizar

Nenhum comentário:

Postar um comentário